Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

S.O.S PAU DA PACIÊNCIA!





Boa tarde caros internautas. Após um longo recesso de dois anos o blog Turismo em Ação está de volta com todo gás. Mais um ano que termina e mais uma vez renovamos nossos sonhos e esperançosos de que dias melhores virão. Hoje dia 24/12/2012, véspera de Natal e vamos falar sobre um assunto nada agradável para nossa querida cidade de Pindaré-Mirim.
Falaremos sobre o estado lamentável que se encontra um dos ícones pindareenses, a árvore conhecida como “Pau da Paciência”. Você leitor deve estar imaginando alguma imoralidade, longe disso. O Pau da Paciência na verdade trata-se de uma árvore que se localiza no centro da cidade próxima ao Centro de Abastecimento ou Mercado Municipal. Segundo alguns moradores antigos a árvore ganhou esse epíteto após um caminhoneiro identidade desconhecido que estava de passagem e deixou na árvore um casal de bichos-preguiça que estavam escondidos no compartimento de cargas do caminhão. A partir deste fatídico dia o número de preguiças multiplicou e adotaram aquela arvore como lar.
Os moradores passaram a conviver com os bichos e a conscientizar aos visitantes e a própria comunidade local a preservação daqueles seres tão horrendos e ao mesmo tempo tão manhosos. O local tornou-se um dos principais pontos de visitação daquela cidade e chegou a ser notícias de programas de televisão de grande audiência como Jornal Nacional e Globo Repórter.
A importância do turismo envolvido em torno da convivência dos bichos-preguiça e a comunidade local devem ser trabalhadas com a conscientização da preservação desses animais. Se me não falha a memória há uns oitos anos atrás houve uma campanha de venda de camisetas e cartões postais da cidade com as imagens dos animais com o objetivo de mostrar ao resto do estado e do país a potencialidade enorme de turismo ambiental na cidade.
Os pontos negativos da localização da árvore seria justamente a aglomeração de feirantes e taxistas que trabalham próximo da arvore e oferecem comidas que não devem fazer parte do ciclo de alimentação dos animais; o lixo que é colocado no local pelas pessoas que trabalham próximo a arvore; e atualmente o pé de figueira conhecido como Pau da Paciência está aos poucos encontrando seu fim. Ao longo de tantos anos de abandono por parte dos governos municipais, nunca foi tomada nenhuma medida de manutenção ou preservação daquela árvore que se tornou o lar de nossas queridas preguiças.
Nós pindareenses acreditamos ainda que há uma solução para nossas queridas preguiças. Espero que possamos divulgar a urgência disso ser resolvido, que o IBAMA possa fazer o controle de natalidade desses animais e se essa árvore não puder ser salva que possamos fazer o máximo para manter as preguiças a salvo em outro lugar e que haja atenção por parte das autoridades municipais para com esses animais (prefeitura, secretarias etc.)
Aos poucos os pindareenses estão vendo o pau da paciência morrendo “pacientemente” e quando isso acontecer os bichos-preguiça ficarão sem lar. Espero que exista algum projeto por parte da Secretaria de Meio Ambiente do governo municipal atual, pois não foram tomadas medidas para impedir esse final trágico. Veja nessa foto que circula pelas redes sociais e faça a comparação do estado de calamidade que se encontra este cartão postal pindareense.
Este é um apelo de um pindareense genuíno que está triste ao ver aos poucos sua cidade amada perder sua essência. Espero ter aberto os seus olhos, ajude a divulgar isso para ajudarmos a resgatar a identidade de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário