Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pindaré-Mirim. Histórica e Encantadora.

-->
Potenciais Turísticos 

 Olá blogueiros de plantão é com muito prazer que a partir de hoje está no ar o blog “Turismo em Ação” visando mostrar a realidade do mercado turístico e as potencialidades de minha querida cidade Pindaré-Mirim. Comentarei um pouco sobre os aspectos históricos, suas modalidades, potenciais e os impactos. Na postagem de estreia farei um breve resumo de como o turismo pode ser investido e aproveitado em nossa cidade: Pindaré-Mirim.
 Pindaré – Mirim é uma pacata cidade do interior do estado do Maranhão. O município foi fundado ás margens do rio Pindaré de onde vem uma de suas atividades econômicas mais influentes: a pesca. O nome da cidade vem da língua tupi e significa “anzol pequeno”, em seus dias de glória no século XIX tratava-se de uma potência produtora de açúcar e exportava para outros estados. A prova concreta desta época é o Engenho Central construído por mão de obra escrava, onde era produzido o açúcar pindareense. Hoje o Engenho Central encontra-se abandonado, esquecido pelo poder público que não abre os olhos para sua riqueza histórica.
No plano estadual de divisão turística, Pindaré se encontra no pólo Lagos e Campos Floridos onde divide espaço com outras cidades que possuem infra-estrutura turística do mesmo nível ou um pouco mais estruturada como Arari; Vitória do Mearim; Santa Inês; Monção entre outros municípios da baixada maranhense.
A gastronomia pindareense é baseada nas receitas de peixes, que se pode provar no restaurante da Dona Raimunda no povoado Trizidela, do outro lado do rio Pindaré.
Na questão cultural Pindaré possui duas festas populares que atraem milhares de turistas todos os anos: Carnaval e São João. No carnaval pindareense, os quatro dias são comemorados com muito fervor. Uma das maiores atrações é o tradicional Arrastão do Paruru que há 20 anos percorre as principais ruas da cidade com alegria. Nas festas juninas existem dois dias de bumba-boi que se destacam: Dia 25( Boi do Pé de Axixá) e Dia 28( Boi do Pé d galinha). No dia 29 de Junho, é comemorado o dia de São Pedro, o padroeiro da cidade, entre as atrações está a procissão fluvial no rio Pindaré  e o tradicional forró do dia 29.
Os Principais pontos turísticos e que falarei mais nas próximas colunas são:
·                    Engenho Central;
·                    Pau da Paciência;
·                    Estátua de São Pedro;
·                    Bar Flutuante;
·                    Rio Pindaré;
·                    Manifestações Culturais etc..




Ainda existem vários fatores não explorados como já citei anteriormente O Engenho. A infra-estrutura da cidade ainda é precária para a recepção turística; ausência de locais de hospedagem e ausência de investimentos na prática turística de maneira responsável. Esse desinteresse por parte do poder público e dos próprios moradores que ainda não enxergaram as virtudes do município.
Esta postagem de estréia serve apenas para refletirmos sobre as ações que andamos tomando em relação a nossa cidade. Precisamos valorizá-la e cuidar de seu patrimônio para que outras pessoas conheçam e também preservem.
Você internauta, já imaginou como sua cidade seria diferente se as pessoas se importassem mais e juntos todos pudessem ajudar o seu município a se desenvolver?
Pensemos logo, pois o tempo passa mais rápido do que pensamos e quando nos dermos conta de que tínhamos em nossas mãos a ferramenta para evitar que o barco afundasse, já estaremos todos afogados.


             
Confira agora a cidade de Pindaré em imagens:
Agradeço pela atenção, até a proxima postagem e fiquem sempre de olho no blog “Turismo em Ação”, pois ainda temos muito sobre o que discutir.

2 comentários:

  1. ainda espero a cont. dessa materia que fala de pindareh

    ResponderExcluir
  2. eu fico muito triste com esse descaso com um patrimonio tao importante da historia desse pais

    ResponderExcluir